terça-feira, 10 de julho de 2007

Tribatum

O trabalho enobrece, mas o ócio é produtivo, todavia os nobres tinham como grande característica não trabalhar! A palavra trabalho deriva de tribatum, um chicote (ou garfo) de três pontas usado para bater nos escravos trabalhadores. Isso no Império Romano.

Trabalhar virou uma coisa boa só com a reforma protestante, onde trabalhar significava agradar a Deus exercendo seu dom dentro da sociedade, a uma relação desse pensamento com o Capitalismo ou como preferem alguns comensais “Capetalismo”.

Mas a verdade é que mesmo o trabalho ganhando uma importância nunca vista na Humanidade o grande sonho ainda é o romano “Viver é não Trabalhar”.

Podem dizer que adoram fazer o que faz amam seu emprego e trabalho, que não sabem viver sem fazer o que fazem. Mas não é esse o problema ou a discussão.

A ação repetitiva de uma determinada atividade nos reduz a possibilidade de ações criativas. É isso que pega! Quando se trabalha demais você perde as demais dimensões da vida. Quem não conhece aquele sujeito chato que não sabe falar de outra coisa se não do emprego.
Acredito em minha humilde e pequena opinião que é essa a falta de criatividade dos dias atuais o eterno ar de fim da história esse “dejavú” essa incapacidade de nova criação.

Acho que são as férias que me deram este start espero aproveita-las bastante e voltar com coisas novas e novas idéias novas palavras e quem sabe até novos assuntos. Hehehehehehehehehehehehehehe

Nenhum comentário: