terça-feira, 11 de março de 2008

Os Embriões e o Lobo


Trocando de canal diante do tédio da TV é me vejo diante de um debate da MTV, Lobão"http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Lu%C3%ADs_Woerdenbag_Filho" mediando, com membros a favor encontra a pesquisa de células tronco em embriões. Pessoas ligadas a Igreja Católica (Padre), cientistas e um tapado (digo advogado), contra as células tronco. Um cientista, uma católica pro pesquisa e Marcelo Yuka.

Yuka parecia ofendido com a Igreja, acusando a mesma de serem contra o progresso, de todos era o que estava mais perdido (o advogado não conta). Lobão sentenciou "se o estado é laico a opinião que deve preponderar é a científica" os cientistas se posicionaram a contra declarou o problema é dinheiro. O outro respondeu que haverá dinheiro.

O padre disse que pesquisar as células tronco embrionárias é uma tortura (afirmação definida como dogmática pelo mediador). Alem das acusações antigas a Igreja como inquisição, colaboração no holocausto e etc.

Mas o que mais me chamou a atenção foi que os contra se utilizavam de uma prerrogativa legal de que segundo a Constituição Federal, Conselho de medicina, congresso da casa do cacete, a vida começa no encontro de espermatozóide com o óvulo sedo assim embriões são vidas.

Os a favor declaravam que deveríamos pensar nas vidas presentes e ajuda-los a melhorar. Na pratica entendi que eles querem mudar as regras do jogo. O advogado defendendo a constituição como se fosse à bíblia. Que novidade seria se mudassem a regra, a não ser que o problema seja dinheiro...

Por fim o mediador declarou "não seria imparcial acho imoral impedir o desenvolvimento do conhecimento, sou totalmente a favor da pesquisa com células tronco" Yuka ainda perguntou ao advogado se ele já havia se masturbado pois eram células o que ele estava jogando fora descontextualizado a discussão.

Acho que Yuka foi ali com um discurso ensaiado para enfrentar católicos fanáticos adepto do PHN (não que os que estavam lá não fossem, mas não é só de gente burra que esses grupos são feitos).

Não tenho ainda uma opinião formada sobre isso não vou achar que se trata apenas de uma questão de melhorar a vida das pessoas, queria muito que fosse só isso, mas estamos falando de vidas dentro de um sistema que maximiza os lucros e minimiza os prejuízos e no final o lucro vai se sobressair, precisamos saber para quem.

2 comentários:

Anônimo disse...

See Here or Here

Vivi disse...

De volta ao mundo "real"...rs