domingo, 20 de janeiro de 2008

Melhor do Mundo

Eu era pequeno e começava a me interessar sobre futebol, de forma tardia é verdade para um garoto brasileiro. Conhecia pouco sobre futebol e como por hábito busquei conhecer o que agora me encantava. Mais teoria do que prática em pouco tempo me atacava um perfeito entendedor do esporte das multidões, quando meu pai me deu uma pequena lição.

"Nem sempre o melhor ganha!" Isso aos meus ouvidos pseudocientíficos pareceu mais que um palavrão, era um despautério algo completamente fora do padrão. Se eu tivesse aprendido desde cedo como a grande maioria (diga-se: jogando) seria muito provavelmente uma verdade que não precisava ser mencionada, mas eu não era.

Nem tudo no mundo se aprende em um livro ou em pesquisas, internet, nem sempre o que nos é certeza está realmente certo. Não é apenas o futebol é assim a vida é uma grande caixa de surpresas, sempre prestes a nos jogar em novos desafios. E nem sempre somos capazes de enfrentá-los ou de vencê-los.

Precisamos sim ser o melhor do mundo, mas para nos mesmo, troféus, medalhas, faixas, placas só ostentam vitórias externas a nos. Muitas vezes precisamos vencer dentro de nos mesmo.

Nenhum comentário: