sexta-feira, 25 de maio de 2007

Prá não dizer que não falei das flores!

Não sou muito conhecedor de música mas alguns blogs que gosto muito tem tratado dos saudoso Festivais de Música que tanto mexeram com a MPB nas décadas passadas antes da invasão do Sertanojos e Pagodeiros vendedores de disco dos anos noventa.
Dando crédito aos senhores e ilustríssima senhora Alessandra Alves, Rodrigo Mattar(não é o ator) do Blog Saco de Gatos, L.A. Pandini que reproduzo aqui seu relato sobre a Música "Verde".
Se deliciem
"Festival dos Festivais" teve algumas coisas interessantes e revelou "Verde", de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Netto, interpretada por Leila Pinheiro.A idéia da música surgiu durante um comício pelas Diretas Já na Praça da Sé, em 1984. Outras explicações são desnecessárias: basta ler a letra para perceber o espírito e a época que ela retratava. Uma canção maravilhosa, otimista, de altíssimo astral − até porque sua mensagem não precisa necessariamente ser interpretada sob o ponto de vista político. Eu daria tudo para ouvir esta música sendo interpretada por Elis Regina. Imaginem Elis, essa mulher, cantando a letra abaixo:
Quem pergunta por mim
Já deve saber
Do riso no fim
De tanto sofrer
Que eu não desisti
Das minhas bandeiras
Caminhos, trincheiras, da noite
Eu, que sempre apostei
Na minha paixão
Guardei um país no meu coração
Um foco de luz seduz a razão
De repente a visão da esperança
Quis esse sonhador
Aprendiz de tanto suor
Ser feliz num gesto de amor
Meu país acendeu a cor
Verde, as matas no olhar, ver de perto
Ver de novo um lugar, ver adiante
Sede de navegar, verdejantes tempos
Mudança dos ventos no meu coração
Verdejantes tempos
Mudança dos ventos no meu coração"
Remeto a quem me lê (isso existe?) será possível ser saudosista do que não vivi?

Nenhum comentário: