terça-feira, 5 de junho de 2007

Trem

Tem tempo que não posto ! Meio com assuntos de mais, o que nos deixa com pouca coisa pra falar de verdade, sabe aquela frase cliché "muita informação pra pouca formação". Nesse meio tempo entre um post e outro foram tantas coisas que nem lembro! E meus alunos acham coisas entre fantástico e bizarro eu ganhar a vida falando de coisas de séculos ou milénios atrás!

Bem o papel do historiados (se é que historiador tem algum papel) é na minha pobre opinião, dizer ao mundo para eu quero descer!!! Mostrar para as mentes, que nesse trem bala em que anda essa sociedade tem janelas e estações. As janelas servem para sabermos que esse mundo é maior que nossos pequenos vagões, e as estações nos permitem parar olhar em volta e repensar os rumos que devemos tomar!

Uma vez um professor meu disse que a história não serve para nada, foi enfático, e arrogante ao dizer isso para então alunos de primeiro período, cheio de sonhos e ideias de mudar o mundo e fazer revoluções demo de. Pra ele a história assim como as artes, esportes e etc, tem a função de deleite nas palavras dele pelo puro prazer.

O que ele não disse, e que muitos camaradas meus não aceitam, ou entendem é que uma coisa que não tem um função definida e parametrada pelo capitalismo não quer dizer que ela não tem funções sociais, responsabilidades. E nessa história que milito.

Não tenho dons artísticos não sou poeta, pintor, cantor! Sou historiador meu papel nesse planeta é mostrar a cada indivíduo que ele tem em suas mãos a possibilidade de saltar desse trem e fazer sua própria jornada. É bem provável que algumas músicas façam isso até mesmo melhor que eu, mas não deixo de fazer o que acredito.

Nenhum comentário: