terça-feira, 28 de agosto de 2007

Escuro


Minha irmãzinha me perguntou para um trabalho de escola do que eu tenho medo. Como não sou dado a respostas prontas pedi para ela me explicar. Com resposta recebi algo como: “Eu tenho medo do escuro mas, não vale você dizer isso tem que ser medo de gente adulta”.

Batata é o tipo de coisa que aperta o “on” na minha cabeça. Respondi pra ela para não complica-la que tenho medo de onças e similares. Mais para me liberar para meu raciocínio louco que propriamente para ajuda-la.

Quando somos crianças temos um mundo “pequeno” muito lúdico e cheio de vácuo cauzais abrir os olhos é sempre uma novidade queremos sempre saber sobre tudo o nome de tudo o “porque”. O escuro nos tira essa possibilidade. Em nossa infância perdemos esse é um medo comum, somamos a isso as fantasias e estórias morais que aprendemos para sermos comportados que se fazem presentes na imaginação.

O ser humano não teme a escuridão teme o desconhecido. Quando nos tornamos mais velhos e teoricamente amadurecidos continuamos tendo medo do desconhecido mas o escuro perdeu esse sentido pra nos. Não sabemos em qual momento mas, continuamos com a escuridão em nossas mentes quando temos que partir em novos projetos ainda existe o pavor de algo que nem bem sabemos o que! Ainda é o escuro em nossas mentes.

Nenhum comentário: