segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Ponte fechada


Cada vez mais é urgente para mim fazer um curso de idioma. Sei apenas embromar em espanhol e olhe lá minhas frases começam com "perpassa", leio melhor que falo é verdade mas não é suficiente.

Nessa torre de babel que é a internet você pode conhecer pessoas de lugares que antes você nem sabia que existia! Agora um pouco de demonstração de estupidez pública: alguém que está lendo este texto no inicio do século XXI (mais precisamente no final de 2007) saberia por exemplo que países como Irã, Congo ou Bielorússia(nem tenho certeza se escreve assim) possuem internet. Pode ser preconceito mas, antes da edição do The Bobs não imaginava!

Ao entrar nos sítios dos vencedores me deparo com (o que obviamente eu já sabia) não entendo nada, nem uma letra dos sites em árabe então... Quando escrevi "os prazeres da língua" falava da alegria que é possível se fazer a partir dela. Hoje vejo o quão ela é limitada.

Acabei pensando no esperanto, quando me explicaram que a ideia do esperanto era uma língua não nacional, ante imperialista. Hoje me pergunto se ela ainda assim não serve de imperialismo do ocidente sobre o oriente, ao que me consta não há caracteres em árabe ou mandarim.

Por mais triste que seja é meio como está a deriva no oceano você morre de sede com toda a agua do mundo ao seu redor. A ponte está fechada e pode se abrir é uma questão de tempo e planejamento.

Nenhum comentário: